O momento da escolha profissional coincide com a fase de novas descobertas de desenvolvimento do jovem, é o momento que o mesmo está definindo sua identidade, momento em que busca se conhecer melhor: seus gostos, interesses e motivações. Muitas vezes, as expectativas da família vão aparecendo, o que pode confundir ainda mais o jovem, até que este possa diferenciar suas próprias escolhas. (LUCCHIARI, 1993)
A construção da identidade ocupacional está diretamente vinculada à identidade pessoal, que se forma através da auto percepção que o indivíduo elabora de acordo com os papeis profissionais que possui contato ao longo de sua experiência, principalmente no que diz respeito a figuras significativas, como pais, familiares e professores. A escolha é parte da definição desta identidade. (ALMEIDA E PINHO, 2008)
A maioria dos estudantes tem uma expectativa muito grande com relação à universidade e quando ingressam percebem que a realidade é diferente do que esperavam. Fazem suas escolhas sem ter clareza do que o curso realmente trata... Descobrem no decorrer ou no final do curso que aquela profissão não é adequada com suas expectativas. (LISBOA E SOARES, 2000)
Referimos de reorientação profissional para as pessoas que já têm alguma experiência no trabalho ou em universidade, já tendo realizado escolhas anteriores, e buscam aprofundar-se mais nas questões pessoais, em conhecer-se melhor, descobrirem as influências que tiveram em suas escolhas anteriores, além da grande preocupação em encontrar o prazer no seu campo de trabalho e/ou de estudo. Muitas vezes a pessoa tem a oportunidade de reconhecer vivências positivas nas atividades anteriores que podem ser aproveitadas no futuro profissional, ao invés de sentirem-se culpadas por não terem acertado na escolha anterior. (LEVENFUS E SOARES, 2002)
O conhecimento das próprias habilidades, gostos e características individuais de comportamento auxiliam no processo da compreensão de vivências que se constituem em constante transformação, possibilitando ao sujeito condições de elaborar seu projeto de vida. (BOCK, 2002)
No processo de orientação profissional, considera-se a etapa de vida que o participante está vivenciando, as experiências ocorridas no seu processo de desenvolvimento e as influências em suas escolhas, possibilitando um resgate histórico que o auxilie na identificação de seus interesses e definições para o seu projeto de vida, concomitante ao entendimento do funcionamento do mercado de trabalho atual, e o estabelecimento de metas realistas para sua carreira, traçando estratégias para assim alcança-las. (LEVENFUS E SOARES, 2010)
Utilizam-se instrumentos como questionário de entrevista, dinâmicas/técnicas e aplicação de teste vocacional. Os testes utilizados em orientação profissional são instrumentos adequados para realizar o levantamento de afinidade profissional e características da personalidade. (NASCIMENTO, 2007)
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O trabalho de orientação profissional é composto de aproximadamente 4 encontros, estes são semanais, com duração de 50 minutos. Seu objetivo não é dizer ao cliente qual a profissão certa a escolher, mas sim orientar de acordo com suas características, personalidade, bem como profissões e áreas de interesse. Como se trata de um espaço terapêutico (clínico), o trabalho de orientação vocacional se faz mais abrangente, oferecendo suporte e apoio necessários a possíveis questões observadas pelo psicólogo que possam estar interferindo nesse seu momento de escolha e decisão.
Psicólogo Cleberson Taborda
CRP 12-14675
Um abraço!
Psicólogo Cleberson Taborda
CRP 12-14675