Pular para o conteúdo principal

Três fatores de vulnerabilidade para o transtorno de pânico

Este breve artigo que aqui compartilho traz resumidamente três principais fatores de vulnerabilidade para o transtorno de pânico, conforme pesquisas de David Barlow. 

Genética e temperamento

O temperamento mais associado aos transtornos de ansiedade incluindo o transtorno de pânico é o neuroticismo, ou seja, a propensão a sentir emoções negativas diante de fatores de estresse. É o tipo de temperamento que costuma variar de calmo para nervoso, normalmente pessoas que fazem interpretações ruins das situações de estresse em seu dia a dia. Pessoas com altos níveis de neuroticismo são mais propensas a sofrer problemas com ansiedade e ataques de pânico. 

Sensibilidade à ansiedade

A sensibilidade à ansiedade é elevada em quase todos os transtornos de ansiedade, mas é particularmente alta no transtorno de pânico. As crenças de que os sintomas físicos de ansiedade são danosos parecem ser especialmente relevantes ao transtorno de pânico e podem significar uma vulnerabilidade psicológica específica. 

Consciência interoceptiva 

A precisão interoceptiva pode ser um fator predisponente para o transtorno de pânico. A interocepção pode aumentar a probabilidade de pânico ao elevar a probabilidade de se perceberem sensações que podem desencadear um ataque caso sejam percebidas como perigosas. Mudanças leves em funções corporais relevantes que não sejam reconhecidas conscientemente podem gerar ansiedade ou medo condicionado ou pânico, devido a associações anteriores com este. Avaliações catastróficas equivocadas podem acompanhar os ataques de pânico por serem parte natural do leque de respostas que o acompanham ou porque foram estimuladas e reforçadas.

🔺🔻

Faz parte do tratamento de pânico, em psicoterapia, a psicoeducação, em outras palavras, conscientizar o paciente quanto ao papel da ansiedade, e a sua fisiologia (o que ocorre com o seu corpo durante a ansiedade), e também reconhecer (trazer à consciência) esses sinais corporais como normais e não mais ameaçadores.



Um abraço!

Psicólogo Cleberson Taborda
CRP 12-14675

Postagens mais visitadas deste blog

Ataques de pânico: como tudo começa

O medo é uma resposta natural e adaptativa a estímulos ameaçadores. Contudo, o medo que se sente no primeiro ataque de pânico inesperado muitas vezes é injustificado devido à falta de um fator desencadeante ou antecedente identificável; assim, representa um “ alarme falso ”. Na grande maioria, o início dos ataques de pânico é lembrado como tendo ocorrido fora de casa, enquanto a pessoa estava dirigindo, caminhando, no trabalho ou na escola, geralmente em público e em um ônibus, avião, metrô ou em situação social. Acredita-se que as situações que estabelecem o contexto propício para o início dos ataques de pânico são aqueles em que as sensações corporais são percebidas como as mais ameaçadoras, em função de prejuízos ao funcionamento (por exemplo, dirigir), estar preso (viajar de avião, elevadores), avaliação social negativa (emprego, eventos sociais formais) ou distância da segurança (por exemplo, lugares desconhecidos).  As preocupações com se sentir preso podem ser particula

O que é Hipnoterapia Cognitiva?

Primeiramente vamos entender a Hipnose Clínica: é um processo totalmente consciente, contemplando um estado de relaxamento profundo e muito prazeroso. Neste estado o paciente tem total controle sobre a situação, moral e ética são preservados assim como todos os comportamentos reflexos ligados a sobrevivência. Ninguém faz aquilo que não quer, por isso a sugestão precisa ser contextualizada e o cliente receptivo a ela. Estar em hipnose, sendo um estado natural de todos nós, é como estarmos acordando, ou hiperfocados em um filme, por exemplo. A hipnose promove através do seu processo a ativação emocional intensa - matéria prima fundamental para que haja mudanças no setting terapêutico -, é excelente ferramenta para investigar estados iniciais e primitivos desadaptativos, necessidades emocionais básicas não supridas na infância, através de técnicas de regressão de memória. Utilizando os cenários vivificados desafiamos crenças limitantes, colocamos em imagens mentais pensamentos disfun

Ejaculação Precoce

Mais de 20 a 30% dos homens com idades entre 18 e 70 anos demonstram preocupação com a rapidez da ejaculação. Com a nova definição de ejaculação prematura (precoce) - ejaculação que ocorre dentro de aproximadamente um minuto após a penetração vaginal - somente 1 a 3% dos homens seriam diagnosticados com esse transtorno. Alguns podem experimentar ejaculação precoce durante os encontros sexuais iniciais, mas adquirir controle ejaculatório ao longo do tempo. É a persistência dos problemas ejaculatórios por mais de seis meses que determina o diagnóstico da disfunção. Alguns homens, por sua vez, desenvolvem o transtorno após um período de latência ejaculatória normal, conhecido como ejaculação precoce adquirida . Sabe-se menos sobre a ejaculação precoce adquirida do que sobre a ejaculação precoce ao longo da vida.  A forma adquirida  ocorre mais tarde, em geral aparecendo durante a quarta década de vida ou depois. Já a forma ao longo da vida  permanece relativamente estável durante t